30 outubro 2015

Diário de Intercâmbio - Brafitec: o que é, como eu me inscrevi e como foi o processo.

Oi gurias, tudo bem?

Hoje decidi reviver o blog com um tema que eu sentia muita vontade de compartilhar, o meu intercâmbio. 

Eu estou na frança há três meses pelo programa BRAFITEC e, quando estava para vir, senti muita dificuldade em encontrar conteúdo que pudesse me auxiliar com informações específicas sobre esse programa. Muito se fala do ciência sem fronteiras, mas não é exatamente a mesma coisa e por isso decidi escrever esse post, para auxiliar quem pretende se inscrever para o programa e pouco sabe sobre ele.

Afinal, o que é BRAFITEC?
O brafitec é um programa de intercâmbio financiado pela CAPES(assim como parte do ciência sem fronteiras) para estudantes de Engenharia de universidades afiliadas ao programa. Cada universidade, eventualmente cada curso de engenharia de uma universidade, brasileira elabora um projeto em parceria com universidades francesas, esse projeto é executado no país de destino (que para nós é a França, mas os franceses também vão ao Brasil) após sua aprovação pela CAPES. Esse projeto permite o intercâmbio de membros da equipe do projeto, assim como de estudantes de graduação, para que eles estudem um ano na França.

Quanto o estudante de graduação recebe?
Os valores são os mesmos dos estudantes do csf na França: 870 euros de bolsa/mês, 1000 euros de material didático, 1255 euros de passagem de ida, 1255 euros de passagem de volta, 990 euros de seguro saúde e 1320 euros de auxílio material didático.

Então, qual a diferença do CSF?
A diferença mais gritante é o fato de que o processo seletivo se dá dentro da sua própria universidade. No meu caso, a minha universidade (UFSC) possui diversos projetos em quase todas as engenharias, inclusive na minha (Eng. Química). Como existia essa pluralidade, eu fiz a escolha pela universidade de destino e com qual engenharia ela possuia convênio, no caso, eu estou incluída em um projeto de engenharia da gestão do conhecimento pois sua parceira era a HEI - Lille, que é onde eu estudo. Isso torna as coisas muito mais fáceis e interessantes do que o csf, você concorre apenas com estudantes da sua universidade (são 10 vagas por projeto) e você já sabe desde o princípio para qual universidade vai. No csf você concorre com pessoas do Brasil inteiro, de várias universidades diferentes, e você tem 3 opções de uni para ir, isso quando você não acaba indo para uma quarta opção completamente aleatória.

Como foi o processo todo?
Então, eu me inscrevi já para as vagas remanescentes(sim, sempre sobram vagas), então eu me inscrevi e logo em seguida a universidade me aceitou, os requisitos eram: fazer engenharia, ter menos que 4 reprovações e francês A2(esses requisitos variam de acordo com cada universidade). Vale lembrar que eu sou uma aluna mediana, nada de excepcional, então qualquer mortal que se esforce um pouco pode ir. Após a seleção dentro da universidade, veio a etapa de inscrição no site da CAPES e homologação. Gente, demorou MUITO, as aulas iam começar dia 1/07 e eu só recebi minha carta dia 19/06 e eu ainda deveria dar entrada no visto, o que demoraria mais 15 dias, e DETALHE que eu enviei todos os documentos certinhos para lá em maio, enfim, é bagunça mesmo. Enfim, a minha universidade mudou meu curso de francês para o dia 29/07 e tudo deu certo, estamos aqui e é isso que importa.

Basicamente é isso, qualquer dúvida, deixem nos comentários. Vou deixar alguns sites oficiais que explicam mais sobre o brafitec no fim do post. Ainda farei alguns outros posts com algumas outras informações do intercâmbio que possam ajudar.

Beijos, beijos.

http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/brafitec
http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/franca/brafitec

*Atualização dia 25/11/2015

Gente, fiz um video com essas informações, deem uma olhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Conta pra mim, vou adorar saber! <3